Terroir

 Os vinhedos da Vinícola Barcarola Butique localiza-se no Vale Aurora, vale que dá segmento ao Vale dos Vinhedos e que por isso faz parte do seu mapeamento geográfico.

O vale possui uma topografia particular, sendo que altitude varia de 200 a 500 metros acima do nível do mar. Em média o declive fica em torno de 25 a 30% ideal para o cultivo de uvas, pois não permanece água em excesso no solo. Os índices pluviométricos são excelentes, destaca-se o déficit hídrico durante o período de maturação, fator determinante para a redução do vigor vegetativo, e o aumento de hormônios favoráveis ao amadurecimento. O solo é de coloração particularmente escura, favorecendo a maturação das uvas, a concentração de cor, de aroma, a obtenção de taninos e toda a concentração polifenólica, pois absorve melhor o calor, fator determinante para o aumento da fotossíntese. Na sua composição possui o balanço ideal entre macro e micro elementos dando o equilíbrio adequado para as vinhas. As condições pedoclimáticas do Vale Aurora são particularmente positivas para obtenção de vinhos com alto padrão de qualidade. Além de ter um solo com excelentes características, possui uma amplitude térmica favorável. No período de maturação a temperatura diurna varia dos 16 aos 37 graus, e a exposição dos vinhedos aos raios solares é longa, ideal para a realização da fotossíntese.

Esta característica peculiares constituem o terroir que é a integração entre solo, aspectos climáticos e tratos culturais, fatores estes que definem e determinam a tipicidade do nosso produto. Os Vinhos Barcarola possuem um terroir típico, particular, dando aos seus produtos características sensoriais e gustativas especiais.


 

Voltar

Novidades e promoções

Localização

Facebook